quarta-feira, 25 de abril de 2012

Saúde e Dietas: Alimentos Adulterados

Você já ouviu falar em gasolina adulterada, certo?
E de alimento adulterado? Pois é.. eu nunca tinha ouvido falar. Aliás, até conhecia algumas misturas.. mas essa semana li uma matéria bem legal no site do Yahoo e resolvi compartilhar. É sobre alimentos adulterados.

Dê uma olhadinha! Acho que também por isso é importante olhar o rótulo dos alimentos, porque às vezes achamos que estamos levando uma coisa pra casa e por fim estamos levando uma mistura... que acaba empobrecendo o alimento (no preço), e até mesmo as propriedades nutricionais dele!


Café - A bebida queridinha dos brasileiros pode vir misturada com milho, cevada e centeio em quantidade tão grande que quase fazem as vezes de cereal matinal. Algumas marcas adicionam fubá e caramelo, aparentemente visando atrair os consumidores que gostam de doce. Outras ainda chegam ao ponto de conter madeira e casca de árvores.

Açafrão - Uma das especiarias mais caras do mundo, o açafrão tem entre seus contaminantes amido, corante e gelatina.

Azeite - Normalmente, á adulterado com óleo de milho, óleo de avelã e óleo de palma. Segundo o livro "Extra Virginity", do norte-americano Tom Mueller, é recomendável comprar o azeite em lugares que permitem prová-lo. Se não for possível, opte por lojas com rigoroso controle de qualidade.


Mel - De acordo com o levantamento, um terço do mel comercializado nos EUA estão potencialmente contaminados com xarope de milho, glicose e frutose


Leite - Adulteradores adicionam ao leite água oxigenada e soda cáustica, substâncias que mascaram um produto com falhas de origem. Além disso, tornam o processo mais barato e causam oxidação das vitaminas A e E. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sugerem que se cheque a embalagem do leite: data de validade e tabela nutricional são essenciais
#MEDO ..poxa eu amo leite! (ou amava....)


Suco de maçã - Além de arsênio, suco pode ser contamindo com xarope de milho, adoçante sintético e ácido málico

Suco de laranja - Existe uma proporção correta entre o ácido isocítrico e os outros ácidos existentes no suco de laranja. Determinando-se a quantidade de ácido isocítrico pode-se identificar a adulteração do suco. Neste ano, órgão que administra o controle de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos detectou a presença de fungicida em suco de laranja exportado pelo Brasil
Não quero mais tomar suco de lata ou de caixinha... EU HEIN!! Cada coisa...

-----

Bom chiques.. por hoje é isso... confesso que eu fiquei surpresa com tanta coisa que enfiam nos alimentos.. principalmente nos que achamos ser saudáveis (leites e sucos)... eu acho que a gente come e bebe muita porcaria no dia a dia... mas.. quem tem tempo pra ter uma alimentação bem natural e saudável!?

O mundo está se filtrando pelas suas próprias criações... concordam?
Nessa briga.. quem pode mais chora menos.. é aqui que eu começo a acreditar em conspiração...
¬¬

Viagens a parte... vamos que vamos que a semana tá no meio!
Do jeito que eu gosto!

Beijos Chiques ;)
Samy

Nenhum comentário:

Postar um comentário