sexta-feira, 1 de junho de 2012

Volta das férias + Reflexões!

Oi Chiques?

Tudo bem??? Que saudaaaaaaade!!!!
Bom, quase um mês ausente do blog, venho eu aqui humildemente dar o ar da graça... mesmo que meu ap não tenha ficado pronto, chega de protelar né? Vamos ao que interessa que quem lê o blog tem pressa!

Pensei um monte sobre qual assunto eu iria publicar no blog nessa 'volta triunfal', e achei um assunto que, apesar de estarmos num blog tipicamente consumista, acho que vem a calhar.
No site da revista Você SA ví uma matéria super legal sobre gastos, consumismo e felicidade. Quero compartilhar porque achei super interessante, e nesses dias de reforma andei SUPER REAVALIANDO as despesas, meus gastos, com o que gasto, qualidade de vida em relação aonde moro... etc.

São muitas dicas que você encontra na íntegra aqui. Mas eu separei aquilo que achei mais importante e que mais tem a ver comigo!



10 passos para você gastar (e viver) melhor

Para ser feliz, parece que é preciso ter o último modelo de celular, o melhor carro na garagem do prédio e ser o mais bem-vestido do escritório. Que tal rever seus parâmetros e fazer o dinheiro sobrar? Acredite: atitudes simples podem ajudá-lo a relaxar e ainda a equilibrar o orçamento.



Viva de acordo com seus recursos

Mesmo sendo tão básica, essa noção anda fora de moda e muita gente não consegue entendê-la. Significa comprar apenas o que você pode pagar, evitando dívidas.  Na maioria dos casos é preciso juntar a quantia necessária antes de adquirir alguma coisa. Assim, dá para ganhar um período para refletir se realmente quer ou precisa daquilo.  Adeus à cobrança de juros, ao estresse para pagar o cartão de crédito no fim do mês e ao consumo por impulso.




Faça uma lista dos desejos

Todos nós temos algum sonho de consumo, seja uma televisão nova, seja uma viagem especial. Antes de sacar o cartão de crédito no primeiro impulso, escreva seus desejos numa lista. 



No dia do pagamento, tire a lista da gaveta. esse exercício ajuda a ser mais disciplinado ao longo do mês, a poupar para realizar uma vontade e a seguir a primeira regra: a de viver de acordo com seus recursos.




Aproveite os momentos
Desfrutar as pequenas alegrias da vida é essencial para nos sentirmos bem. Atualmente, a correria nas grandes cidades faz com queas pessoas passem cada vez mais tempo no trabalho e, frequentemente, queiram compensar, com o consumo, a falta de prazer e o pouco contato com a família e os amigos. Para melhorar a qualidade de vida, é preciso mudar o comportamento. 

O dinheiro é fruto de seu trabalho e, portanto, de seu tempo. Ao usá-lo para consumir em excesso você aplica mal seu tempo e não tem resposta à falta de autoconhecimento e de contato com pessoas queridas. 

Em vez de se presentear com roupas ou com o último modelo de celular, experimente valorizar cada momento em que está fazendo coisas de que gosta e junto de pessoas que são importantes: conversar sem pressa com os colegas no almoço, dirigir para o trabalho ouvindo sua música preferida, preparar o jantar e até mesmo gastar tempo em um ritual só seu antes de dormir.


Tenha apenas um cartão
Escolha um único cartão de crédito para emergências e cancele todos os outros. Além de se livrar das anuidades, será mais fácil controlar as compras. 

Para quem tem dificuldade em segurar o impulso, é bom lembrar que alguém terá de trabalhar para sempre — ou você ou seu dinheiro. 

Por isso, procure investir da melhor maneira o resultado de seu trabalho. Se você tiver alguma dívida, concentre esforços para quitá-la e, depois, invista as economias numa aplicação para grandes compras, como um carro ou a reforma da casa.


Invista na carreira

Faça o que estiver ao seu alcance para aumentar seu valor profissional. Se ainda não for possível inscrever-se numa pós-graduação, procure cursos de curta duração que tenham relação direta com o trabalho e invista em aprender um idioma. 



Não deixe o discurso negativo da rádio-peão desanimar você: as boas empresas investem na retenção de quem cuida do autodesenvolvimento, entrega resultados e demonstra que está pronto para mais desafios.





Legal, né?

Eu amei as dicas. Estou adequando elas para que eu consiga seguir, mas a essência de todas é muito inteligente. Espero que vocês tenham gostado, e na segunda eu volto com mais BELEZA pra gente continuar sendo divinamente chique!

Beijos,
Sam

Um comentário:

  1. To precisando inserir essas dicas em minha vida, principalmente em relação às dívidas. O duro é esperar até terminar de pagar, e largar o vício da compulsão por comprar. Abçs e obrigada pelo post, q bom q voltou!!!

    ResponderExcluir