sábado, 1 de outubro de 2011

Aplicativo para Dieta - Android

Oi Bonitassss!!!! Tudo em cima?

Conforme prometido, vim contar pra vocês o aplicativo que está me ajudando a voltar ao meu estado normal enquanto pessoa... (leia-se emagrecer). Nada mais funcional pra mim do que usar a minha "nerdice" em prol da minha saúde. Tecnologia ajudando na beleza é o que há, e de graça ainda... fechou!

Tenho um celular com Sistema Operacional Android (adóóóóro) tem aplicativo pra quase tudo o que você imaginar. Desde controle de combustível e km de veículos, até aplicativo com sons para pegar no sono. Mas, depois de instalar uns quatro aplicativos diferentes para dieta, enfim eu achei o meu preferido!

O nome do meu amiguinho em questão é o
"Contador de Calorias

(Clique no título e veja detalhes no Google Market)


Deixo o atalho dele na cara pra não ter desculpa!


Então, como o nome sugere, o que eu estou fazendo, é anotar tudo o que eu como diariamente, em cada uma das refeições ou lanche. É bem simples, a gente só pesquisa e seleciona. E como tem muitos usuários, quase tudo já tem cadastrado (o que não tiver é muito simples de cadastrar). Ele tem também um leitor de código de barras, que se você apontar a câmera para o código do produto ele pesquisa automaticamente. Se não tiver cadastrado, é rapidinho de cadastrar. Tem que ter conexão com a internet, pelo meu 3G não funciona mas como eu fico a maior parte do tempo em Wi-Fi funciona belezinha!


Tela Inicial do Aplicativo

Basta buscar o alimento e gravar em qual refeição vc comeu ele. Muito intuitivo. Cada alimento cadastrado tem os valores nutricionais, e é por eles que eu estou controlando a dieta.

Diário Alimentar

Temos que prestar atenção porque às vezes aparece algum alimento com algum teor nutricional cadastrado errado. Mas no geral, tem estado tudo bem certo ou aproximado, você também pode alterar a porção e o aplicativo já te fala qual a porcentagem que aquele alimento tem no seu valor diário (IDR) de calorias.



Eu não comi um sonho de valsa no almoço, foi só pra foto ^^

No meu caso, entrei com meu peso, idade, altura e o aplicativo me deu um índice de 1600 calorias diárias para meu estilo de vida (sedentário), para a meta de emagrecimento. Mas eu coloquei 1200. Porque eu quero ver a coisa funcionar depressa!

Eu sei o quanto eu comi num dia!

Também posso controlar meu peso, que até o momento estava em queda simples, e desde o dia 19 (quando comecei a dieta) está em queda livre!!! UFA! Ele me dá o gráfico conforme a pesagem do dia. Ah, dá pra ver em que ponto da linha eu comecei a levar a dieta a sério, né?

Sim, eu cheguei aos 77kg. =( mas já tô voltando...

Essa tarjinha preta com propaganda é porque o aplicativo é grátis. Mas nada que incomode o uso. Ainda falta muuuuito pro meu objetivo, mas hoje eu vejo que não é impossível. Pra mim é muito mais simples usar o aplicativo do que caneta e papel para controlar, e controlar é a melhor coisa que podemos fazer na dieta. Eu não passo fome, somente estou controlando a quantidade de carboidratos e calorias e tem funcionado pra mim, que não sou adepta de exercícios físicos (por enquanto).

Nota: Particularmente, depois de tanto brigar com dietas malucas esse ano, eu cheguei à uma conclusão muito simples, para emagrecer é preciso ingerir menos calorias do que você gasta. É o que eu tenho feito, baseado nas minhas atividades (no meu caso, trabalhar sentada o dia todo). Mas ei, não vai se jogar em qualquer dieta louca sem antes conversar com um médico ou nutricionista, viu pessoa?!?! Eu estou fazendo dieta com acompanhamento de uma nutricionista, o aplicativo é pra ajudar!

Pessoal, essa foi a minha dica de hoje!
Espero que aproveitem, vamos usar a tecnologia a nosso favor!

Beijos e Viva Simples!
Samy.

Um comentário: